A sinalização abrange a relação funcional entre o espaço e o comportamento dos indivíduos, com o objetivo de organizar o ambiente físico fornecendo identidade visual aos setores que compõem os espaços.
“Uma boa sinalização em um hospital resulta não apenas na redução do estresse mental e esforço físico dos usuários envolvidos, mas também na eficiência geral do hospital.” (MOLLERUP, 2009)
Em um ambiente hospitalar, a informação propõe-se a gerar qualidade de vida e interação dos usuários com o ambiente, de forma que as mensagens comunicacionais facilitem o acesso aos locais onde pretendem chegar.
Indicam quais são os serviços encontrados em cada setor, como também direcionam, informando os fluxos de percurso para trânsito de pessoas.
As placas de regulamentação são fundamentais na sinalização porque são a prova de que o estabelecimento está funcionando dentro da legalidade.
As mesmas trazem licenças e demais documentos emitidos por órgãos fiscalizadores e precisam estar visíveis, já que a sua ausência acarretam sanções e multas.
A humanização nas unidades de saúde está relacionada à estrutura física espacial do edifício, gerada a partir de projetos de arquitetura, que buscam padrões que proporcionem a satisfação e o bem-estar dos seus usuários através da organização em sua ambientação, tranquilizando o ser humano.
Esses espaços resgatam a dimensão humana, muito além dos procedimentos, das paredes e vestes brancas e frias dos hospitais.
A limpeza e a desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde. Assim, o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde apresenta relevante papel na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo imprescindível o aperfeiçoamento do uso de técnicas eficazes para promover a limpeza e desinfecção de superfície.
Segundo Rutala (2004), as superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos, enquanto as superfícies que foram apenas limpas os reduzem em 80%. (ANVISA)
Com mais de 20 anos de mercado, a Identidade Visual adquiriu um Know How em Comunicação Visual nas Unidades de Saúde, participando do projeto piloto das Clínicas da Família e da execução e instalação de mais 50% das unidades no Rio de Janeiro.
© 2020 Todos os direitos reservados.
Rua Aricuri Nº 537 E
Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 23081-331
Telefone: (21) 3377-4462
WhatsApp: (21) 97001-9671
E-mail: saude@idvisual.com.br